quarta-feira, 12 de novembro de 2014

HUUFMA faz campanha para doação de frascos para coleta de leite

A doação pode ser feita durante todo o ano

Foto HUUFMA faz campanha para doação de frascos para coleta de leite
SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) está recebendo frascos de vidro de café solúvel, pequenos e médios com tampa de plástico, para coleta de leite humano. Os interessados em doar devem entrar em contato pelo telefone (98) 2109-1178 ou levar os frascos ao Hospital Materno Infantil ou ao Restaurante Universitário da Cidade Universitária, onde funciona um posto de coleta provisório.
A enfermeira Valéria Portela informou que, na última contagem, o estoque de depósitos era de 487 frascos, mas que a campanha é recorrente para que a demanda de 3.000 ml de leite diários, utilizados com os bebês prematuros da UTI Neonatal, seja respeitado sem comprometer a demanda posterior. “É importante frisar que os frascos não ficam só no Materno Infantil. Eles vão para casa da doadora. Por conta dessa rotatividade, precisamos aumentar o nosso estoque sempre”, esclareceu.
Atualmente, o Banco de Leite Humano encontra-se com um déficit em seu estoque de leite, pois o período entre os feriados de fim de ano e o carnaval sempre apresentam uma redução no número de mães doadoras. Desse modo, as mães que estejam amamentando e quiserem doar o excedente de leite, podem entrar em contato pelo mesmo número para que seja agendada a primeira visita com equipe multiprofissional. “Essa visita é importante, pois a mulher tem que estar bem clinicamente e sem dificuldades para amamentar, e isso só é percebido na visita. É importante também que esteja amamentando a, no máximo, um ano e meio. Caso ela não tenha feito exames recentemente, é importante que a mesma informe para providenciarmos o exame de sangue no hospital. É importante frisar que a produção de leite depende do esvaziamento da mama: quanto mais esvaziar, mais leite ela será capaz de produzir. E que todo o leite doado será analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de sua distribuição”, esclareceu a enfermeira Wilma Karlla.
O leite coletado é destinado para as crianças internadas na UTI neonatal da Unidade Materno Infantil. Essas crianças por, nascerem prematuras, têm várias complicações, dentre as quais, não podem se amamentar diretamente no seio da mãe ou pode ocorrer que esta não possui leite suficiente para sustentá-las.
O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h, e lá é possível ter a assistência às mães que apresentam problemas de amamentação, com consultas pediátricas, visitas domiciliares - de  orientação correta para amamentação e coleta do leite -, pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.
O Banco de Leite do HUUFMA é cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano e obedece a critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, contidos no Manual do Banco de Leite Humano.
Saiba mais
A amamentação é importante, pois nenhum outro alimento ou leite industrializado é capaz de oferecer ao bebê todos os ingredientes do leite materno, que consiste em um alimento com elevado valor nutricional e que fornece componentes para a hidratação, para o desenvolvimento e crescimento e para proteção imunológica com lactoferrinas, IgA secretora e anticorpos, importantes contra infecções comuns na infância, além de diminuir o número de quadros de diarreia, encurtando o tempo da doença quando ela ocorre. O leite materno ainda é de fácil digestão e não prejudica a saúde da criança.
Os principais benefícios ao bebê são a diminuição de mortalidade, da incidência e gravidade de diarreia, pneumonias e diversas infecções, além de reduzir, na fase adulta, o risco de doenças cardiovasculares e diabetes; o risco de desenvolver câncer antes dos 15 anos, por ação imunomoduladora fornecida pelo leite. O líquido também promove nutrição de alta qualidade para a criança.
Para as mães, os benefícios são proteção contra o câncer de mama, de colo de útero e de ovários, diminuição do sangramento pós-parto e riscos de anemia, aumenta o intervalo entre as gestações e a manutenção do peso normal. Além da economia, já que custa menos do que a alimentação artificial, evitando gastos na compra de leite, mamadeiras e com cuidados médicos, pois o bebê será mais saudável.

Produção: Marcelo Oliveira
Revisão: Patrícia Santos

Lugar: Cidade Universitária do Bacanga
Fonte: Aline Acazoubelo
Última alteração em: 10/11/2014 16:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário