quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Vereadora Ana Célia é reeleita Presidente da Câmara de Vereadores de Paraibano

                               editada do site do  Prof. Amaury Carneiro


Prof. Amaury Carneiro

Em sessão realizada no ultimo sábado (08), os vereadores de Paraibano, definiram os nomes que vão compor a Mesa Executiva da Casa. A escolha foi rápida. Em poucos minutos os representantes do legislativo municipal decidiram a eleição interna da câmara para escolha do presidente da mesa para o biênio 2015/2016.
A vereadora Ana Célia (PR), foi reeleita por unanimidade, como o editor deste site, já tinha previsto dias antes da eleição.
A escolha da vereadora para comandar a Câmara Municipal de Paraibano, pelos próximos dois anos, caiu como um “balde a água fria” nas pretensões do vereador Murilo Ribeiro (PSL), que almejava presidir a casa, Murilo, teve que se contentar com a vice-presidência. Outro nome que segundo especulações desejava assumir a presidência era o vereador Francisco Everton (DEM).
O curioso nesta votação para escolha da comandante da Câmara; foi que TODOS os vereadores (as), sem exceção, votaram em um único candidato, chapa única.
Nada contra a reeleição da vereadora Ana Célia, para presidente. Mas, em pleno terceiro milênio, em um País, com Estado Democrático de Direito Instituído, isso é no mínimo uma "deslealdade" para com os eleitores dos representantes do legislativo municipal que se diziam ”OPOSIÇÃO”. Pois, em um País democrático, se faz necessário uma “concorrência” no que tange a escolha de qualquer cargo eletivo.
Tá Tudo Dominado” naquele recinto.
Veja como ficou a composição da mesa executiva da câmara de vereadores para o próximo biênio.
Presidente: ANA CÉLIA DE SOUSA DA SILVA
Vice-Presidente: MURILO RIBEIRO MELO
2º Vice-Presidente: VALMIR PEREIRA DE ALMEIDA ( Cazuquinha)
1º Secretário: FRANCISCO EVERTON ALVES DE SOUSA
2º Secretário (a): MARIA DO SOCORRO LUCENA SÁ

O que faz um presidente de câmara municipal, ou melhor, o que ele tem que fazer?

 A função do Presidente da Câmara de Vereadores esta disciplinada na Lei Orgânica do Município e no próprio Regimento Interno. Em linhas gerais, o presidente exerce função legislativa presidindo o plenário, orientando e dirigindo o processo legislativo. Profere voto de desempate nas liberações, promulga leis, decretos e resoluções.
 Cabe ao Presidente ainda a função de administração e representação da câmara, algo que os demais vereadores não exercem. Um prefeito só pode fazer o que a lei determina, isto é, ele não pode, ou pelo menos, não deveria fazer nada que a lei não autorize. É lógico que na prática a coisa é bem diferente. Mas vamos fazer de conta que tudo é perfeito. Voltando a questão, é por isso que as leis municipais são tão importantes para a organização dos serviços de um município. Das funções que a Câmara Municipal exerce como legislativa, deliberativa e fiscalizadora, a função LEGISLATIVA é a que mais se destaca, porque é por meio das leis que os cidadãos têm seus direitos assegurados. Além disso, as leis também asseguram a harmonia entre os poderes, orientam a vida das pessoas e são indispensáveis para a administração pública.

Um comentário: