terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode trazer danos à saúde

Crianças não devem passar muito tempo diante das telas.
Tecnologia pode afetar corpo e mente segundo especialistas.



Do G1 MA , com informações da TV Mirante

É cada vez mais comum ver crianças e adolescentes usando os equipamentos eletrônicos sem nenhuma dificuldade. No entanto, o manuseio excessivo deste tipo de tecnologia pode acabar afetando e até desgastando o corpo e, a mente desta crescente parcela da população.
É importante que os pais estejam atentos aos horários e o tempo gasto em frente às telas dos computadores e tablets. Segundo os especialistas, os pais não podem é deixar é as crianças por muito tempo diante das
telas aproveitando a diversão virtual por causa das lesões por esforço repetitivo.
Para o escritor e professor Francisco Prudente, o uso excessivo dessas tecnologias pode colaborar ainda na infância, para o surgimento de possíveis transtornos psicológicos. Ele garante que a permanência de cinco a seis horas em frente aos computadores já é considerado alarmante para o desenvolvimento do cognitivo do menor. “Além das cinco ou seis horas já é um nível, digamos assim, de alarme, e a criança fica meio transtornada. Parece que não consegue mais entender qual é a realidade real entre a rede virtual”, afirma.
Segundo a psicóloga May Guimarães, não existe uma idade certa para que a criança comece a usar os aparelhos eletrônicos. Contudo ela ressalta que é importante não exceder o limite para que o menor não perca de vista o seu próprio desenvolvimento salutar.
“Não existe uma idade específica, porém nós precisamos entender que a criança vive num mundo de fantasia e o imaginário precisa ser desenvolvido pra que ela se torne mais criativa. Então, quanto mais expusermos as crianças as realidades virtuais, a algo que ela não possa interagir, imaginar ou criar menos nós estamos propiciando o desenvolvimento saudável das crianças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário